Após mais de quatro anos interditado e fechado à visitação, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e da Secretaria de Cultura, entrega à população o Museu Nair Mendes Moreira totalmente restaurado. O equipamento público será reinaugurado no próximo dia 23 de junho, às 19h, por meio de reunião virtual transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Contagem, quando será exibido um vídeo para mostrar a estrutura e a importância histórica da edificação.
Durante a live, será exibido um vídeo produzido para mostrar como ficou o monumento histórico e a importância da edificação que ficou mais de quatro anos interditada e fechada a visitação.
O museu teve a estrutura totalmente recuperada e recebeu várias melhorias. As novidades são a construção de um espaços de convivência e de rampas que dão acessibilidade, principalmente para os deficientes físicos.
Foram investidos na obra R$ 1,3 milhão financiados pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural - Fumpac. As intervenções duraram cerca de nove meses e seguiram todas as orientações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).
Mesmo com a reinauguração, o Museu Nair Mendes Moreira permanecerá fechado a visitação por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A Secretaria Municipal de Cultura espera poder reabrir o museu em breve, assim que as condições sanitárias sejam favoráveis para receber o público.
História
A antiga “Casa do Registro”, construída no século XVIII, por volta de 1716, deu origem a “Contagem das Abóboras”, o primeiro nome dado à região por onde passavam todas as riquezas da Coroa Portuguesa. Na época, a casa servia como posto fiscal de arrecadação para controlar a entrada e saída de ouro e outras mercadorias.
Restaurada em 1991, a edificação abrigou a Casa de Cultura que foi tombada pelo Decreto 10.060, de 14 de dezembro de 1998. Em 2007, o Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reconheceu a importância histórica da casa e a transformou no Museu Nair Mendes Moreira, o primeiro museu de Contagem.
O Museu leva o nome da educadora Nair Mendes Moreira que viveu entre os anos de 1914 - 1981, uma célebre moradora de Contagem que realizou vários serviços nas áreas educacionais, sociais e religiosas. Ela deixou um grande legado na área da educação, com destaque para a obra “Histórias e Lições”, de 1973, onde ela aborda a “sua” Contagem.
A edificação chegou a abrigar o Departamento de História, Memória e Patrimônio Cultural do Município com significativo acervo documental sobre a história da cidade. Depois de ser fechada a visitação por falta de segurança, o Museu foi invadido por pessoas em situação de rua, depredado e sofreu com um princípio de incêndio enquanto aguardava a restauração. O fato culminou na interdição total do Museu Nair Mendes Moreira.
Serviço:
Reinauguração do Museu Nair Mendes Moreira
Quarta-feira, 23 de junho, às 19h
Facebook da Prefeitura
Endereço do museu: Praça Vereador Josias Belém, 01 - Sede, em Contagem.